sábado, 18 de junho de 2011

Oração Diária

Jesus nos ensinou sobre a importância da oração diária. Ele disse: "Sempre ore e nunca desfaleça" (Lucas 18:1). Ele também disse que devemos conversar com Deus dia e noite (Lucas 18:7). Quando Ele ensinou seus discípulos a orar, Ele lhes disse para pedir a Deus por suas necessidades diárias (Lucas 11:3).

Jesus estabeleceu um exemplo de oração diária ao orar durante todos os tipos de circunstâncias:

  • Ele orou em Seu batismo (João 3:21).
  • Ele orou enquanto enfrentava a Sua paixão (Mateus 26:39) e na cruz (Mateus 27:46; Lucas 23:34,46).
  • Enquanto em agonia, Ele orou ainda mais intensamente (Lucas 22:44).
  • Ele orou em tempos tristes, como no túmulo de seu amigo Lázaro.
  • Ele orou a noite toda antes de escolher Seus discípulos (Lucas 6:12).
  • Ele orou ao partir o pão e dá-lo para outros comerem (João 6:11).
Jesus tinha a prioridade de orar. Ele "porém, se retirava para lugares solitários e orava" (Lucas 5:16) ou "despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só" (Mateus 14:23). Também lemos que Jesus "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Marcos 1:35).
Oração Diária: O que mais a Bíblia diz
A Bíblia nos exorta a orar em todas as ocasiões, apresentando os nossos pedidos a Deus (Efésios 6:18). As Escrituras nos dizem para orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Elas nos dizem para nunca mais nos preocuparmos com nada, e para agradecermos a Deus pelo que Ele já providenciou (Filipenses 4:6). 

Jesus ensinou Seus seguidores a orar uma simples oração diária. Você talvez já tenha essa oração memorizada como "O Pai Nosso", mas ela se tornará mais significativa se você parar para pensar sobre o que cada frase significa. Então expresse essa oração com suas próprias palavras:
  • “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” No início da sua oração, reconheça que Deus é o Seu pai. Por exemplo, você pode orar: "Deus, obrigado por me amar e por me adotar como o Seu filho, apesar de eu não ter feito nada para merecer o seu amor."
  • “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” Estas frases são para demonstrar o seu desejo de que os ideais de Deus aconteçam aqui na terra. Peça a Deus que lhe mostre o que Ele quer que você faça hoje e para lhe dar a energia ou a coragem para fazê-lo. Peça que Ele mostre todas as maneiras em que você pode estar fazendo algo que não deve (mesmo de forma não consciente) e para ajudá-lo a mudar.
  • “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” Peça a Deus que providencie por suas necessidades físicas de hoje. Sinta-se à vontade para pedir por outras necessidades como moradia, roupa, emprego, segurança, etc. Seja específico sobre o que você precisa e agradeça a Ele por tudo que Ele já providenciou no passado.
  • “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.” Peça a Deus que o perdoe pelas coisas erradas que você já fez. Ore também por ajuda para ter vitória sobre um pecado recorrente em sua vida. Peça e agradeça a Deus pelo Seu perdão. Em seguida, pense se existe alguém em sua vida que você ainda não perdoou. Tome um momento para mentalmente perdoar outras pessoas. Peça a Deus que intervenha nessas áreas da sua vida.
  • “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.” Depois de orar por perdão, ore pela proteção das tentações e do mal para você mesmo e sua família.
  • “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” Reconheça que Deus tem o poder de responder às suas orações e cumprir o que Ele prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.