domingo, 19 de junho de 2011

A MULHER SAMARITANA

(João. 4: 1 a 30)
JO 4:5,6 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
O mesmo poço, em que, homens de Deus foram encontrar suas esposas, (alianças).
REBECA: onde encontrou com o servo de Abrão, a quem levou para ser esposa de IZAQUE.
RAQUEL; onde encontrou com seu esposo Jacó. (Gen.29)
ZIPORA; onde encontrou Moises. (Êxo.2: 16)
Jesus obedecendo a direção do Pai, foi até este poço descansar? Foi dirigido pelo Pai, para ali iniciar uma grande obra, Não somente revelar-se para a mulher,mas, para dar a ela uma grande missão, ela que no seu passado, tinha se perdido, como ovelha desgarrada do aprisco de Israel, era um povo obstinado.
Jesus como um ser humano que era também se sentia cansado.
Aquele que convida o cansado e sobrecarregado.(Mat. 11: 25).
Ele conhece nossa estrutura. (Salmo. 103:14)
JO 4:7,8,9 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Veio uma mulher tirar água…
Nos vemos nesta passagem, o valor das mulheres, também em chegar até a Fonte de água para encher a sua alma, para levar aos seus filhos, e fazer deles uma grande nação, para Jesus, enquanto na nação dos judeus, são escravas, inúteis, consideradas somente parideiras, sem direito em seus próprios filhos, sendo todo o direito só do varão
Estava ali a fonte de Jacó… E diz que era Quase à sexta hora.(Numero profético) um dia para o descanso físico do homem., dia do senhor.
E havendo Deus acabado toda sua obra no sexto dia, no sétimo descansou.
Jesus disse que o sábado, foi feito por causa do homem, para o seu descanso.
Por causa disso é que convida os cansados e oprimidos do diabo, para descansar nEle, antes temos que confiar nEle, ver-Lo, conhece-Lo e segui-Lo, obedecer a sua Palavra, ouvir sua voz, querer trocar a vida velha, pela nova (graça), deixar a velha (Lei) e receber a de Cristo Jesus.
Regras, rituais, dogmas de homens e receber com liberdade a misericórdia seu sacrifício de vida pela minha vida pecadora, graça imerecedora de Cristo, que pagou pela minha vida inútil e trapo de imundícia que sou eu.
Foi o que sentiu a mulher de Samaria: que representa um povo, que não tinha Deus como Senhor (como marido).
Os samaritanos filho de Samaria eram uma raça amaldiçoada pela Lei dos Judeus, filhos de Belial, Barlins, traziam pela Lei, a maldição.
Geração odiada pelo povo Judeu, considerado estrangeiras, mista, Pelegrino na terra que não lhes pertenciam mais.
Para iniciar uma palestra com a mulher a quem queria salvar…
Jesus iniciou seu ministério tendo fome, após quarenta dias no deserto… Quando o diabo O tentou, é o que ele faz, aproveita quando estamos fracos, abatidos, sem esperança.
Findou seu ministério com cede na cruz do calvário.
João4:9 - Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
A mulher conhecia o judeu pelas vestes, e pelo sotaque, (Números. 15:38,39)
Os judeus não se comunicavam com os samaritanos, porque, não bebiam no mesmo copo, nem comiam do mesmo prato com eles, mas Jesus pediu a samaritana que lhe desse de beber. (II Reis. 12). O ódio tornara-se, às vezes, dissensão mortal. (Esdras. 4). Contendas e rixas, sobre rebelião.
Jesus vem fazer uma nova aliança, um novo conserto, reconciliando, reatando novamente.
Eu, porem vos digo: que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de Juízo…(Mat. 5: 22). O salvador do mundo era judeu.
JO 4:10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Quem é que te pede; este dom é o do Espírito Santo. (a oferta da troca). Tu lhe darias água viva.
Não se adquire por dinheiro, nem por boas obras, pede-se direto a Deus (I Tim.2: 5-Atos. 10: 25, 26).
JO 4:9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
Disse a mulher: Senhor, tu não tens como tirar, e o poço é fundo: onde pois tem a água viva? É tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará ter sede; Mas a água que eu lhe der nunca terá sede, porque se fará nele uma fonte d,água que salte para fora.
Disse a mulher: Senhor da-me dessa água, para que eu não mais tenha sede, e não venha aqui tira-la. 
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu: Não tenho marido,
Disse-lhe Jesus: disseste bem: não tenho marido, pois tiveste cinco marido, e o que agora tens não é teu marido.
Preste muita atenção: Deus revela quem era a mulher de Samaria que teve cinco maridos e que aquele que ela tinha não era ainda seu marido.
Ela o amava, esperava, mas não era casada com Ele. Não tinha ainda uma perfeita aliança com Ele.
(Ezequiel. 23: 4, 5) E seu nomes eram: Oola, a mais velha, e Oóliba, a sua irmã: e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto seus nomes Samaria é Oola, e Jerusalém é Oóliba. E prostituiu-se Oola, (figura de Samaria, um povo de Deus que perverteu, dispersou) sendo minha: e enamorou-se dos assírios, seu Visinho.
(II Reis. l7: 24 à 41)- SAMARIA, uma cidade que prostituiu com cinco nações diferentes.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram em espírito e em verdade.
A mulher esperava o Messias que se chamaria Cristo, para dizer-lhe a verdade, e Jesus se apresenta como Messias. Dizendo-lhe; Eu Sou, eu que falo contigo, ela “OUVIU E VIU”.a mulher recebeu aquelas Palavras (creu)
Deixando para traz seu cântaro: (Vaso, a figura do velho homem, cheio de água que não satisfaz) saiu, foi testemunhar o Messias para seu povo.
OS 2:16,23- E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. 
E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes.
E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.
E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR.
E acontecerá naquele dia que eu atenderei, diz o SENHOR; eu atenderei aos céus, e estes atenderão à terra.
.JO 4:29 á 33 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
Chegando seus discípulos da cidade e rogavam para comer…
Dizendo: Rabi, come… 
Jesus lhe responde:Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 
Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
V/34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Vede as terras, que estão brancas para a ceifa, v/35.
Os discípulos entraram em Sicar julgando que os samaritanos fossem bons comerciantes, mas não pensaram em dizer-lhe que o Messias esperava fora da cidade.
O fato de que a samaritana ir chamar outros, serviram para eles se envergonharem quando souberam que essa mulher era melhor apóstolo do que eles, v/ 39.
Então disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai ao Senhor da ceara que mande ceifeiros para a Sua seara.(Mateus 9: 35 a 38).
E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da Sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir…
Dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai pois o Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara….Lucas 10:1,2.

CONCLUSÃO



Homens ou Mulheres :V/36,37 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário