domingo, 19 de junho de 2011

O lugar da mulher na IGREJA

1. O SEU SERVIÇO.
As mulheres cristãs sempre realizaram muitos serviços valiosos em conexão com as assembleias. Na verdade, não é exagero dizer que as assembleias não seriam o que são, nem poderiam realizar o que fazem, sem as irmãs. Sem tentarmos avaliar a importância relativa das várias esferas de serviço nas quais as irmãs ministram, alistemos algumas delas:

1. frequência - Em muitas assembleias, senão em todas, a frequência às reuniões baixaria pelo menos cinquenta por cento se as irmãs estivessem ausentes. O efeito prejudicial de tal perda pode ser facilmente imaginado.

2. Suporte financeiro - Ninguém a não ser o Senhor sabe perfeitamente quem realmente contribui, e o que dão. Mas, podemos facilmente assumir que uma grande porção do suporte financeiro para a obra do Senhor provém das irmãs, particularmente das mulheres solteiras que trabalham fora de casa. Isto será revelado, reconhecido e recompensado no Tribunal de Cristo (Marcos 12:41-44; Mateus 6:3, 4).

3. Oração - A oração é a fonte do poder do testemunho das assembleias, e muitas mulheres cristãs são verdadeiras guerreiras da oração. Invisível aos olhos humanos, seus labores diante do trono da graça são bem conhecidos por Deus. O futuro, sem dúvida, revelará que muitos dos progressos da assembléia, e o poder e ganhos dos irmãos pregadores foi atribuído directamente às orações das irmãs.

4. Música - Embora algumas assembleias tenham homens pianistas e organistas, tais instrumentos são, mais frequentemente, tocados pelas irmãs. Os membros femininos do coral geralmente são mais numerosos que os masculinos, e, frequentemente, encontramos melhores vocalistas entre as irmãs que entre os irmãos.

5. Trabalhos com as crianças - Muitos adultos salvos recordam-se com gratidão das primeiras influências em favor de Deus recebidas de mulheres cristãs piedosas que fielmente ensinaram na Escola Dominical. Geralmente, a grande maioria dos professores de Escola Dominical são irmãs dedicadas. E em outras fases dos trabalhos com crianças uma enorme contribuição está sendo feita pelas irmãs nas assembleias.

6.
Estudos bíblicos e classes missionárias - irmãs fiéis, jovens Nos grupos de estudos bíblicos femininos muitas mulheres têm sido conduzidas ao Senhor e recebido instruções sobre a vida cristã. Mulheres cristãs capacitadas, frequentemente, têm acesso a círculos fechados aos homens. Embora não devesse ser assim, em muitas assembleias o peso das actividades missionárias recai sobre irmãs fiéis. Elas têm grupos de estudo, grupos de oração, projectos de trabalhos e outras actividades que geram um interesse de grandes proporções sobre a obra missionária no exterior. Como resultado, o campo missionário no mundo está pontilhado de e mais idosas, que trabalham por amor ao Senhor e pelos perdidos. Somente a eternidade revelará os resultados completos de tais esforços.

7. Atividades sociais - Quando se trata de preparar comida, os esforços dos membros masculinos de uma assembleia geralmente estão limitados a um churrasco em alguma reunião social da igreja. Para todas as demais reuniões a assembleia depende do trabalho voluntário das irmãs. Comida para os enfermos, os carentes, os idosos, para casamentos e chás-de-cozinha, piqueniques, jantares de confraternização, etc., são todos preparados pelas irmãs. E uma tragédia quando uma igreja local transforma-se num mero clube social, mas uma assembleia verdadeiramente espiritual pode (e deve) prover actividades sociais sadias para os cristãos, e isto requer um toque feminino.

CONCLUSÃO
Visitação - "Estava.. .enfermo e me visitastes" (Mateus 25:36). "A religião pura e sem mácula, para o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações" (Tiago 1:27). Eis aqui um ministério sem limites, tanto em possibilidades como em bênçãos. E está aberto a todos: evangelistas, pastores, ensinadores, anciãos, e irmãs. A visita simpática e gentil de uma irmã piedosa pode abrir mais corações que muitos longos sermões.

O Ministério da Mulher no NOVO TESTAMENTO

1.- As Mulheres Serviam Jesus e os Seus Discípulos no Seu Ministério:
" ....Andava de cidade em cidade, pregando e anunciando... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres, que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades; Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios, e Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes e Suzana, e muitas outras que O serviam com as Suas fazendas." Luc. 8:1-3.

2-Exerciam o Ministério da Hospitalidade:
" E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura e que servia a Deus, nos ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para estar atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi baptizada, ela e a sua casa, nos rogou dizendo.- se haveis julgado que eu sela fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso" Actos 16:14-15.

3- Deviam Educar os Filhos na Palavra:
" Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste assegurado, sabendo de quem o tens aprendido e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" II Tim. 3:14-15, e 1:4-5.
" E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor,> Efés. 6:4.

4 - Cooperavam na Expansão do Evangelho:

4.1.- No Ministério da Palavra: " ... e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus", Act. 18: 26. " .. e tinha este quatro filhas donzelas que profetizavam."

4.2 - Servindo ao Senhor em geral: "A Igreja de Roma tinha um bom grupo de cooperadoras, 8 das quais Paulo saúda, no cap. 16: Priscila, cooperadora em Cristo" (v 16) "Maria que trabalhou muito por nós", (v.6) "Trifena e Trifosa, que trabalham muito no Senhor", (v.12); "Pérside, trabalhou muito", (v12); Júlia, a irmã de Nereu e Olímpia" (v.15). As Irmãs de Éfeso "faziam profissão de servir a Deus", 1 Tim. 2:10. As de Filipos eram zelosas cooperadoras de Paulo: "Rogo a Evodia e a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te... que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho... e com outros cooperadores...", Fil. 4:2-3.

5 - Serviam também como Diaconizas:
" Recomendo-vos pois, ....... que serve na Igreja que está em Cencreia" Rom. 16:1. (Junto a Corinto).
" Da mesma sorte as mulheres sejam... fiéis em tudo" (ou "de modo semelhante", como os Diáconos do vers. 10), 1 Tim. 3:10-11.
" As mulheres idosas... para que ensinem as mulheres novas..." Tito 2:3-4 "Mulheres idosas" aqui e 1 Tim. 5:2 é o termo Presbuterai, equivalente, talvez, a Diaconizas.
Havia uma classe de viúvas dedicada ao Senhor, cujas condições de admissão, Paulo explica:
- mulher de um só marido,
- tendo testemunho de boas obras,
- se criou os filhos,
- se exercitou hospitalidade,
- se lavou os pés aos santos,
- se socorreu os aflitos
- se praticou toda a boa obra," 1 Tim. 5:9-10.

6 - Ministravam Servindo em toda a boa obra:
" .... Dorcas estava cheia de boas obras e esmolas que fazia," Act. 9 : 36.
" Que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem... com boas obras, " 1 Tim. 2: 9-10.
" Tendo testemunho de boas obras...", 1 Tim. 5:10.

7-Serviam no Ministério da Instrução das Mulheres Mais Novas:
Irmãs experientes têm a responsabilidade de ser "Mães na Fé", "Mães em Israel",para instruir as mais novas. Mulheres novas, vindas do paganismo em Éfeso e Creta e outros lugares, precisavam da melhor instrução religiosa para uma vida cristã digna. Esta necessidade é a mesma hoje! E o campo de ensino compreende todos os aspectos da vida.

7.1. Condições exigentes são necessárias para esta obra, (Tito 2 : 3):
" Sérias em todo o viver, como santas;
Não caluniadoras;
Não dadas a vinho
Mestras no bem

7.2. Deveres Sociais: "Ensinem .... a ser prudentes"

7.3. Ensinar os deveres conjugais (v.5)
" A amarem seus maridos"
" A serem castas"
" Sujeitas a seus maridos"

7.4. Deveres Diários e Domésticos (v.5b) - "A serem boas donas de casa", não que não possam trabalhar fora tem muitas mulheres de DEUS que ajudam os maridos trabalhando e ajudando tanto no lar como na obra de DEUS.

7.5. Ensinar e Educar os Filhos (4b) - "A amarem seus filhos"

8. Serviam Ganhando os Maridos e Filhos para Cristo: (1 Ped. 3:1-1).

8.1. .... Se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra"externamente, à semelhança dos vasos santificados do Templo; 1 Cor. 7:12-14. Eis um alto trabalho!

9 - Serviam no Ministério da Oração:

1 - Ajudaram a tornar o Pentecostes um facto: " Todos estes perseveravam em oração... com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus. ..", Act. 1:14;

2-Maria, mãe de Marcos, reuniu os crentes para orarem pela liberdade de Pedro, Act. 12:12;

CONCLUSÃO:
 Este é o grande ministério das irmãs cristãs, bem diferente do negativismo e do femininismo criado por tradições e interpretações parciais, por vezes vigente. Deus nos ajude a cumpri-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.