domingo, 19 de junho de 2011

MULHER NOS PLANOS DE DEUS

Será que a Bíblia rebaixa as mulheres ou se refere a elas como ajudadoras, auxiliadoras, etc.
Gên. 2:18: "Deus prosseguiu, dizendo: ‘Não é bom que o homem continue só. Vou fazer-lhe uma ajudadora como complemento dele.’" (O homem não é descrito aqui por Deus como sendo uma pessoa melhor do que a mulher. Antes, Deus indicou que a mulher possuiria qualidades que complementariam às do homem dentro do plano de Deus. Um complemento é uma das duas partes que se complementam mutuamente. Assim, as mulheres como grupo são notáveis em certas qualidades e habilidades; os homens, em outras. Veja 1 Coríntios 11:11, 12.)
Gên. 3:16: "À mulher [Deus] disse: ‘ . . . terás desejo ardente de teu marido, e ele te dominará.’" (Esta declaração depois de Adão e Eva terem pecado não era para dizer o que os homens deviam fazer, mas o que Deus previu que fariam, já que o egoísmo se tornara parte da vida humana. Diversos relatos bíblicos depois disso falam das situações muito infelizes que se desenvolveram por causa de tal domínio por parte dos homens. Mas a Bíblia não diz que Deus tenha aprovado tal conduta ou que seja um exemplo para outros seguirem.
Será que o fato de se confiar a chefia aos homens rebaixa as mulheres?
Estar sob chefia não é em si mesmo um rebaixamento. O plano de chefia contribui para o manejo das coisas de modo ordeiro, e o Senhor Deus "não é Deus de desordem, mas de paz". (1 Cor. 14:33) Jesus Cristo, tem grande satisfação nessa relação. João 5:19, 20; 8:29; 1 Cor. 15:27, 28.
Foi também dada ao homem uma chefia relativa, especialmente na família e na vida cristã. Deus não deu ao homem autoridade absoluta sobre a mulher; o homem precisa prestar contas a seu cabeça, Jesus Cristo, e a Deus pelo modo como exerce tal chefia. (1 Cor. 11:3) Outrossim, ordena-se aos maridos que ‘estejam amando as suas esposas como aos seus próprios corpos’ e que ‘atribuam honra’ a suas esposas. (Efé. 5:28; 1 Ped. 3:7) As necessidades sexuais do marido não são colocadas acima das de sua esposa no plano de Deus para os casais. (1 Cor. 7:3, 4) O papel de uma esposa capaz, conforme delineado na Bíblia, enfatiza seu valor para a família e para a comunidade. Permite um campo amplo em que ela pode usar iniciativa ao passo que demonstra apreço pela chefia de seu marido. (Pro. 31:10-31) A Bíblia ordena aos filhos que honrem, não só a seu pai, mas também a sua mãe. (Efé. 6:1-3) Dá também atenção especial a cuidar das necessidades das viúvas. (Tia. 1:27) Assim, entre os verdadeiros cristãos, as mulheres podem encontrar grande segurança, verdadeiro apreço para com elas como pessoas e satisfação pessoal na sua atividade.
A dignidade da posição da mulher no no plano de Deus é, outrossim, indicada pelo fato de Deus se referir à sua própria congregação, composta de criaturas espirituais que lhe são leais, como uma mulher, sua esposa, a mãe de seus filhos. (Ap. 12:1;Gál. 4:26) Também, a congregação de Jesus Cristo, ungida com espírito, é chamada de sua noiva. (Ap. 19:7; 21:2, 9) E do ponto de vista espiritual, não há distinção entre homem e mulher no que diz respeito aos que são chamados a participar com Cristo do Reino celestial.

CONCLUSÃO
:
 Somos todos iguais perante DEUS em Gál. 3:26-28 Deus diz:"e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" 2Co 6:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.