sábado, 4 de junho de 2016

Evangelização Infantil Aula 1 - Deus

Tópicos a serem abordados:
-   ''Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas''.
- O carpinteiro fez a mesa de madeira; a madeira veio da árvore; e a árvore foi feita por Deus, que é a causa primária de todas as coisas.
- Deus criou o Universo, que abrange uma infinidade de mundos e criou também os minerais, as plantas, os animais e os seres humanos. Nós sabemos que Ele existe quando olhamos as suas criações.
- Deus não possui um formato, como os seres humanos; Ele não possui corpo, com olhos, boca, nariz, cabelo etc...
- Deus possui as seguintes características: é eterno (não possui inicio e não terá fim),  é único (só existe um),  imutável (não se modifica), é imaterial (sua natureza é diferente de tudo que chamamos de matéria), é todo-poderoso, é justo (cada um recebe de acordo com as suas obras) e bom (ama a todas as suas criaturas).
- Ainda não podemos compreender Deus, devido a nossa imperfeição. Mas quando formos espíritos puros, nós o veremos e compreenderemos.
- Deus está em toda a parte; Ele conhece os nossos mais escondidos atos e pensamentos.
- No entanto, muitos são os que questionam, duvidam ou negam a existência de Deus, isto ocorre devido ao orgulho do homem, que se julga superior a tudo .
- De um modo geral,  todos trazemos dentro de nós a intuição, um sentimento íntimo da existência de Deus. Esse sentimento podemos encontrá-lo entre todos os povos do planeta, cada qual manifestando, à sua maneira, a certeza da existência de uma força superior. Cada povo, com suas crenças religiosas próprias, demonstra como percebe ou sente a existência dessa inteligência suprema, denominando-a de várias maneiras: Deus, Alá, Jeová, etc..
- A crença numa força superior sempre esteve presente nas sociedades humanas, desde as mais primitivas. Entre os gregos, que eram politeístas, ou seja, que admitiam a existência de vários deuses, havia um que a tudo comandava, superior a todos os demais, ao qual denominavam de Zeus. Do mesmo modo entre os romanos, cujo ser supremo era chamado Júpiter.
- A religião israelita (povo hebreu) foi a primeira que formulou, aos olhos dos homens, a idéia de um Deus espiritual. Até então os homens adoravam; uns, o Sol; outros, a Lua; aqui, o fogo; ali, os animais.  Foi a ignorância do infinito das perfeições de Deus que gerou o politeísmo (adoração de vários deuses), culto de todos os povos primitivos.
 Jesus, nosso mestre, trouxe a mais elevada concepção de Deus, ele  apresentou-nos Deus como nosso Pai, amoroso e justo. Ele conversava diretamente com Deus e recebeu a missão de revelar suas leis para os homens. 


Perguntas para fixação:
1. O que é Deus?
2. Como todo efeito, possui uma causa, qual é a causa primária que deu origem ao Universo?
3. Os homens, na sua inferioridade, podem compreender Deus?
4. Quando o homem poderá compreender Deus?
5. Quais são as características de Deus?
6. Onde Deus está?
7. Deus pode nos ver e perceber o nosso pensamento?
8. Poderemos ver Deus, após desencarnarmos?
9. Deus possui uma forma?
10. Quem, veio ao mundo, e recebeu a palavra diretamente de Deus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.